Há alguns meses eu lancei 2 jogos para crianças, estão na seção de aplicativos do meu blog. Nestes jogos eu estudei a parte de criação e manipulação de imagens, criação do canvas, controle de memória (quando carregar e quando descarregar a memória) e principalmente a parte de renderização de imagens garantindo assim uma melhor performance pois, ao invés de carregar ‘n’ imagens de tamanhos diferentes simplesmente eu redimensionava ela para o tamanho desejado.
Depois disso tudo eu comecei a procurar um framework que fosse simples e ao mesmo tempo me desse um certo “poder”. Encontrei então o AndEngine. Um framework muito simples de se usar e com muitas funcionalidades.
Nos post’s seguintes vou ensinar como criar um joguinho do zero usando AndEngine. Vocês irão ver como se torna fácil o trabalho de carregar e descarregar imagens, textos, musicas e tudo o que precisa para tornar um jogo atrativo.
E muito em breve irei disponibilizar meu novo joguinho, dessa vez para “crianças maiores”, chamado Pipe Flyer e espero que vocês possam gostar dele. Será gratuito e estará disponível na Google Play muito em breve.
Peço desculpas aos que achavam que, neste post, iriam aprender algo sobre o framework neste momento. No exato momento estou batalhando para terminar o jogo, trabalho só e por conta disso fica mais complicado ter grande produtividade mas prometo que, assim que publicar meu jogo, irei esmiuçar o AndEngine para vocês.
De início seguem algumas dicas.
1 – Pense bem no tipo de jogo que deseja montar.
2 – Antes de iniciar coloque no papel suas idéias e escreva as funcionalidades que o jogo precisa ter
3 – Aprenda a criar suas próprias imagens (sprites) mas se você tiver um amigo que seja bom com isso já facilita. Encontrar imagens boas e que possuam licença gratuita para comercializam.
4 – Comecem pelo básico. Não atropelem as coisas. Tentem entender os fundamentos do framework e como ele funciona. Fica mais fácil depois.
5 – Entendam a parte de física bem pois com ela vocês poderão fazer coisas bem legais como um corpo se movimentar ou mesmo criar uma bala que realmente faça uma parábola.
Bom, ficam as dicas. No próximo post iremos começar do princípio. Qual o tipo de jogo e seguiremos dai.
Até a próxima.