5 comments on “Ciclo de Vida JSF

    • Vlw pela Dica.
      Dps da palestra em Natal eu realmente fui atrás pra tentar entender o que eram as “fases do ciclo de vida” do JSF, a gente trabalha com o negócio e não se da conta de que pequenos detalhes fazem uma diferença imensa.
      Dps que li é que comecei a entender o que o meu PhaseListener realmente estava fazendo, o pq de filtrar a fase de “render response” e coisas do tipo.
      Fica um aprendizado :D
      Vlw pela Dica :D

  1. Eu estou usando jsf 2.0 com primefaces para um projecto de fim de curso. Mas tenho duvidas no seguinte:

    JSF 2.0 é integrada a paginas jsp? ou seja, JSF 2.0 é um framework MVC, quem cria relamente as paginas html que serao vistas pelo cliente sera uma jsp ou o proprio JSF?

    Obrigado

    • Miguel,

      JSF 2 é um framework MVC e a responsabilidade de criação da View é do desenvolvedor. O JSF consegue integrar a View ao Controller (JSP e Managed Beans).
      No caso seria mais interessante você trabalhar com Facelets e XHTML, não é complicado e acaba sendo uma mão na roda com relação aos templates.

  2. Obrigado por responder minha questão muito básica mesmo.
    Eu na realidade estou trabalhando com Facelets e XHTML mesmo.
    Mas eu preciso de defender teoricamente, quem na realidade esta gerando os HTML que são vista no browser. Quando programava com JSP puro e Servelets eu sabia que era o JSP que gerava.
    Talvez eu esteja a me embrulhar, mas espero que capte o sentido.

    Mas entendi na tua resposta que XHTML, jsp, outra… substituem-se. ou seja o uso de um dispensa o outro, e ambos tem mesma função gerar dinamicamente as visao.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>